A partir desta quinta-feira (16) entra em operação a usina termelétrica GNA I, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O início das operações foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A usina será movida a gás natural e terá capacidade de produzir 1.338,30 megawatts (MW) de energia, tendo a capacidade para atender 4 milhões de pessoas. De acordo com a Aneel esta será a segunda maior usina termelétrica em operação no Brasil.
Segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, “a energia será injetada no sistema na região Sudeste, a mais castigada com a estiagem dos reservatórios, sendo suficiente para atender 4 milhões de habitantes”, afirmou em nota divulgada pela agência.
De acordo com a nota, Pepitone destacou que a entrada em operação da usina será benéfica para o setor, diante do agravamento da escassez hídrica nos últimos meses.
A inauguração cai em um momento essencial tendo em vista a atual crise hidrica nacional que o pais tem vivenciado.A crise hídrica é causado pela falta de chuvas. Consequentemente, há queda no armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisa acionar usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia ao país.