Senado cobra explicações de McDonald’s e Burger King sobre publicidade enganosa de sanduíches

A movimentação ocorre após as redes de fast-food admitirem que não utilizavam picanha e costela em seus lanches

O Senado articula, nesta terça-feira (3), a aprovação de uma audiência pública para ouvir o McDonald’s e Burger King sobre os possíveis casos de publicidade enganosa. Na última semana, os sanduíches “Mc Picanha” e “Whopper Costela” chamaram a atenção após denúncias de usuários de que os sanduíches não continham picanha e costela na composição de hambúrgueres, e sim um aromatizante com sabor relacionado aos cortes da carne.

O McDonald’s resolveu retirar os novos sanduíches do cardápio de todas as lojas do País após o Procon-SP notificar a empresa a prestar esclarecimentos e o Procon-DF proibir a venda dos sanduíches McPicanha no Distrito Federal até que houvesse a “correção total da publicidade.” Na sexta-feira (29), o Ministério da Justiça também notificou a empresa a pedir esclarecimentos. 

O McDonald’s emitiu um comunicado na sexta-feira informando a suspensão da venda dos sanduíches, afirmando que o McPicanha “teve esse nome para proporcionar uma nova experiência ao consumidor”. A marca também lamentou que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas. 

Leia também: McDonald’s retira McPicanha do cardápio após revelar que hambúrguer não tem picanha

O caso do Whopper Costela sem costela chegou aos usuários das redes sociais através do perfil “Coma com os Olhos”, que também fez um post falando sobre o McPicanha. No sábado (30), o blog informou que pretende abrir uma denúncia contra o Burger King no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). 

O Burger King veio a público para se posicionar sobre o caso. Em nota, a rede defendeu que a transparência para com seus clientes é um valor fundamental para a empresa. “A rede […] sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco e com aroma 100% natural de costela suína”, afirmou.

O requerimento para levar as redes de fast-food ao Senado deve passar pela Comissão de Transparência da Casa. Serão chamados para a audiência representantes do Procon, do blog Comer com os Olhos e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O autor do pedido é Nelsinho Trad (PSD-MS), líder do PSD do Senado.