Foto: Divulgação
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O apreço do segmento de artigos de luxo usados criou uma transformação no mercado, com a consolidação da autenticidade – altamente valorizada por compradores e vendedores. Segundo relatório do BCG (Boston Consulting Group) em parceria com a Vestiaire Collective, esse segmento cresce 10% ao ano e pode atingir US$ 360 bilhões (R$ 1,94 trilhão) até 2030.

Ainda segundo relatório, ritmo de crescimento dos usados é três vezes maior do que o dos itens novos. A necessidade de verificação rigorosa se intensifica à medida que as falsificações sofisticadas se multiplicam.

Muitas plataformas, preocupadas com a autenticidade, tem investido em lojas físicas para analisar todas as especificações dos artigos antes de aprovar para a revenda.

Na Coreia do Sul, a Bunjang desenvolveu um sistema que une inspeção visual, equipamentos científicos e inteligência artificial treinada com centenas de milhares de dados, segundo Jaewha Choi, presidente da plataforma.

A empresa pretende alcançar 99,9% de acerto na identificação de itens genuínos, com o sistema evoluindo de forma constante, buscando o aperfeiçoamento.

Essas estratégias de verificação têm dado retornos positivos ao negócio, Mias de 25% dos US$ 1,1 bilhão (R$ 5,94 bilhões) em vendas anuais da Bunjang já correspondem a produtos de luxo, com aumento dde 30% nas transações desse segmento no primeiro semestre de 2025.

Segundo o estudo do BCG, 80% dos entrevistados afirmam que o preço acessível é o principal motivo para adquirir artigos de luxo usados. Porém, a busca por coleções raras ou limitadas também motiva muitos compradores, segundo a diretora de marketing e CEO da Vestiaire Collective, Samantha Virk.