A Shell assina nesta terça-feira (24) um contrato com a distribuidora Copergás para o fornecimento de gás natural em Pernambuco a partir do próximo ano. Esse é o primeiro contrato realizado entre uma produtora do pré-sal, fora a Petrobras, e uma concessionária de gás canalizado no contexto do mercado financeiro, segundo o Valor Econômico.
O acordo é válido por dois anos e prevê a entrega de 750 mil metros cúbicos diários (m3/dia) à Copergás em 2022 e 1 milhão de m3/dia em 2023.
A concessionária de gás prevê obter com a Shell uma economia de 17% na compra do gás, um corte de custos estimado em R$ 180 milhões, na comparação aos valores da Petrobras, que será responsável por metade do volume contratado pela Copergás em 2022 e por um terço em 2023.
Conforme os termos do negócio, haverá uma flexibilidade na indexação de preços. O contrato entre a Copergás e a Petrobras era 100% atrelado ao petróleo. Agora, com o acordo com a Shell, o gás poderá ser indexado ou ao barril do petróleo ou ao Henry Hub, que é o preço de referência do gás nos Estado Unidos e que geralmente é menos volátil.
A Copergás poderá arbitrar o indexador de preferência a cada três meses.