Shopee deve ampliar fatia em e-commerce para dois dígitos

A previsão pertence aos analistas do Goldman Sachs

A “invasão asiática” na disputa pelas vendas na internet no país começa a mudar o jogo de forças entre as gigantes do e-commerce. Uma pesquisa realizada pelo Bank of America Merrill Lynch (BofA) colocou a Shopee como a favorita dos consumidores brasileiros.

Analistas do Goldman Sachs liderados por Irma Sgarz escreveram em relatório de 12 de janeiro, acrescentando que o ‘market share’ da Shopee pode subir para 20% até 2025. Anteriormente a previsão sobre a participação de mercado da companhia em e-commerce no Brasil era estimada em um dígito alto pelo banco.

Se por um lado a varejista oriental conquista seu espaço cada vez mais ascendente no comércio digital, por outro a companhia se torna uma ameaça às varejistas brasileiras, colocando em risco qualquer recuperação de suas ações.

Americanas, Magazine Luiza e Via estenderam suas perdas neste ano após afundarem ao menos 58% em 2021, enquanto o índice MSCI Brazil Consumer Discretionary negocia perto de seu menor nível desde 2004.

A queda é reflexo das perspectivas de crescimento econômico mais fraco no país, assim como expectativa de desaceleração nos resultados corporativos e medo crescente sobre o cenário competitivo do setor.

A Shopee, que iniciou suas operações no Brasil em 2019 focando em itens de menor valor, por sua vez, tem despertado cada vez mais o interesse dos investidores.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile