Shoppings superam patamar pré-pandemia

Empresários esperam que ocorra um desempenho forte nas vendas de fim de ano com a Black Friday e Natal

As maiores operadoras de shoppings do Brasil – Aliansce Sonae, BRMalls, Iguatemi e Multiplan – passaram por um momento difícil devido às medidas restritivas para controlar a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, com o avanço da vacinação no país e a maneira em que as restrições foram se flexibilizando, a abertura foi permitida, resultando no crescimento das vendas. 

Iguatemi e Multiplan informaram que tiveram em outubro deste ano altas de 15% e 10%, respectivamente. Aliansce e BRMalls confirmaram que houve avanço, mas não divulgaram dados, conforme o Estadão. 

Empresários esperam que ocorra um desempenho forte nas vendas de fim de ano com a Black Friday e Natal, mesmo diante das altas dos juros e da inflação.

Em relação a 2022, o presidente da Aliansce Sonae, Rafael Sales, declarou que estimar o desempenho das vendas para o próximo ano é um “exercício mais complexo” devido às incertezas econômicas. “Não sabemos como estará a economia brasileira no ano que vem”, afirmou. Mas Sales se diz otimista.

Já o presidente da BRMalls, Ruy Kameyama, falou que a recuperação das vendas foi vista em todas as regiões onde está presente e destacou os empreendimentos do Centro-Oeste e do Paraná.

A rede Iguatemi projeta que as vendas sigam firmes até metade de 2022. A vice-presidente de finanças, Cristina Betts, explicou que os consumidores da rede ainda estão limitados para viajar e devem direcionar boa parte dos gastos com lazer e compras para o mercado local. A companhia estima crescimento de 90,7% para 93% da taxa de ocupação até o fim do ano.