Reserva lança nova marca para competir com Hering

O movimento mais do que dobra o mercado endereçável da empresa

A Reserva está lançando uma marca de roupas básicas, chamada Simples. O movimento coloca a varejista controlada pela Arezzo&Co em competição próxima com a Hering, além disso, mais do que dobra o mercado endereçável da empresa, segundo informou o “Brazil Journal”.

A nova marca vai ao mercado na terça-feira (13), com uma linha de produtos focada em malha e moletom. Nos produtos, estão incluídas camisetas, casacos, calças, bermudas e vestidos. 

Por enquanto, as vendas serão feitas apenas no e-commerce e em algumas lojas multimarcas. Porém, a primeira loja própria da marca deve abrir no Rio de Janeiro antes do fim deste ano. 

“Estamos descendo um pouco na cadeia de valor”, afirmou Rony Meisler, fundador da Reserva e sócio da Arezzo&Co, ao “Brazil Journal”. “Na Reserva, o nosso foco é nos públicos A e B1 e acabamos arranhando um pouco no B2. Com a Simples, vamos focar no B1 e B2 e arranhar um pouco no C1”, acrescentou. 

Enquanto o mercado endereçável da Reserva gira em torno de R$ 45 bilhões, o da Simples é de mais de R$ 115 bi, segundo Meisler. A nova marca é fruto de um ano e meio de trabalho da Reserva no desenvolvimento da coleção, cadastramento do sourcing e construção da marca. 

Há dois meses, a empresa começou um teste de aceitação com o lançamento da camiseta Simples. A Reserva criou uma assinatura trimestral de uma camiseta básica que custa em torno de R$ 89. A camiseta-serviço já conquistou quase 20.000 assinantes.

Além disso, a empresa abriu algumas ‘store in stores’ da Simples em 20 de suas lojas, e, há um mês, apresentou a primeira coleção da marca no Pulsar, o showroom da Arezzo&Co para as lojas multimarcas. 

A Reserva escalou João Souza para liderar a nova marca. Souza começou na companhia como estagiário, há apenas quatro anos. Segundo ele, a Simples vai começar com entradas mensais de novas coleções até entrar no modelo tradicional de coleções semestrais.

“Vamos começar com malha e moletom, mas depois já vamos lançar camisaria, sarja e jeans,” afirmou Souza. Como um processo natural, a Simples vai gerar comparações com a Hering, a marca do Grupo Soma que é sinônimo de moda básica há décadas.

Porém, Meisler disse que a Arezzo&Co “não pensa em marca com base no que os outros players fazem.” Segundo ele, “a marca tem que nascer com um propósito próprio e achamos que tem espaço e demanda no Brasil para uma marca básica com produtos de qualidade e democráticos.” 

Preço da Simples x Hering

O posicionamento de preço da Simples é ligeiramente acima da Hering. Enquanto uma camiseta básica da Hering custa em torno de R$ 60-R$70, a da Simples sai por R$ 89. Já a camiseta básica da Reserva sai por R$ 140.  

Por conta do volume do mercado, no médio prazo, a nova marca pode se tornar maior que a própria Reserva, segundo Meisler. “Se a gente for bem sucedido, isso pode ser gigante.” 

O lançamento da Simples veio após poucos meses depois da Reserva lançar a Reversa, uma linha de produtos femininos dentro de suas lojas. A Reversa já representa em torno de 5% das vendas nas lojas onde está presente, segundo Meisler.  

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