Negócios

Somos Young avança no mercado de educação com compra da Cobrafix

O negócio, fechado na última sexta-feira por um total de R$ 70 milhões

 A startup de gestão universitária Somos Young concluiu a aquisição da Cobrafix, empresa com quase cinco decadas de experiência no ramo de recuperação de crédito educacional. O negócio, fechado na última sexta-feira por um total de R$ 70 milhões, incluindo bônus e earn-out para a família Raya, fundadora da empresa, fortalece a posição da Somos Young no segmento de controle de inadimplência para instituições de ensino superior privadas.

“Temos outros deals previstos para o primeiro semestre do ano que vem, faz parte da nossa estratégia crescer de forma inorgânica”, diz Henrique Borges, CEO da Somos Young e um dos quatro sócios-fundadores. 

Essas startups, atuando no cenário intermédio entre o setor financeiro e a educação, continuam a encontrar oportunidades de fusões e aquisições, uma realidade destacada pelas estatísticas de 2023. A aquisição da Cobrafix reforça a proposta full-service da Somos Young para universidades privadas, especialmente no controle e gestão de inadimplência.

“A combinação dessas operações tem muito potencial: não só pelo portfólio de clientes que se cria, mas porque, com a aplicação da nossa IA ao produto da Cobrafix, os ganhos em eficiência são absurdos”, completou o CEO.

Além disso, o grupo controlador anterior da Cobrafix também receberá participação no Grupo Somos Young. A partir de dezembro deste ano, a Somos Young, com financiamento de gestoras como a Ello Asset, injetará 400 milhões de reais no mercado, visando apoiar instituições de ensino com capital de giro, garantia de mensalidades e controle de inadimplência. Há também um aporte de um grande banco, cujos detalhes serão revelados no início do próximo ano.

Com uma trajetória estabelecida desde 1976, a Cobrafix se destaca na gestão de débitos educacionais e cobrança, áreas vitais do setor educacional, especialmente na região do Centro-Oeste. A empresa, idealizada pela família Raya, já operava tanto offline quanto no ambiente digital. No entanto, não incorporava inteligência artificial na análise de perfis devedores ou na comunicação.

Em contrapartida, a Somos Young surgiu durante a pandemia, em 2021, com o propósito de auxiliar instituições de ensino privadas na captação de alunos. Seu diferencial reside na tecnologia própria de inteligência artificial e análise de dados, aplicadas na atração, suporte ao estudante, experiência do cliente e processos de cobrança. A startup já tem como clientes reconhecidos do setor, como UniFenas, Afya, Fumec e Fevale.