Já parou para pensar em como a empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo, a Starbucks, tem o potencial de ser um dos maiores bancos dos Estados Unidos?
Juliano Custodio explica que com o mecanismo de cartão da Starbucks, no qual é possível fazer recarga, pode ser usado em qualquer loja do país em que foi comprado o cartão possibilita a empresa atingir resultados que competem com bancos norte-americanos.
A loja, que está presente em 80 países, possui aproximadamente US$ 1,6 bilhões em relação ao montante de crédito de todos os usuários dos cartões Starbucks, segundo relatório financeiro da Starbucks Corporation (SBUX), presente na bolsa de valores.
Enquanto a multinacional possui o recurso de US$ 1,6 bilhões sem cobrar juros, o especialista compara com outros bancos americanos, no qual 85% têm menos de US$ 1 bilhão em ativos.
“Um ponto positivo é que eles não são regulamentados como bancos pois os usuários não podem retirar dinheiro e isso é uma grandíssima vantagem competitiva pois não são afetados por regulações, incluindo manter uma grande quantia em dinheiro em caixa. Eles são livres para gastar esse dinheiro, como por exemplo, abrir mais de 350 lojas por trimestre”, explica o CEO.
Segundo um relatório da empresa de marketing digital eMarketer, o app do Starbucks é a ferramenta de pagamentos online mais bem-sucedida, mesmo que ele tenha sido lançado antes de outros três principais aplicativos de pagamentos (Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay).
Durante o trimestre encerrado em 1º de abril, a Starbucks informou que seu sistema de pedido e pagamento móvel foi responsável por 12% de todas as transações dos EUA.