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A Starbucks anunciou nesta segunda-feira (24) que fará uma demissão em massa de mais de mil funcionários, além de cortar do seu menu bebidas complexas e impopulares. As ações integram uma tentativa de reverter a queda nas vendas e reformular a rede de cafeterias.
“Esses itens não são comumente comprados, podem ser complexos de preparar ou são semelhantes a outras bebidas do nosso menu”, disse a Starbucks através de um comunicado.
Em um esforço de simplificar os processos, a empresa está cortando 30% de seu cardápio. Até então já foram removidos do menu os energéticos gelados e os cafés com azeite de oliva. Outros varejistas e restaurantes também estão cortando opções para reduzir custos e focar na venda de itens mais lucrativos, disse a “CNN Brasil”.
Durante quatro trimestres seguidos a Starbucks tem enfrentado queda em suas vendas, o maior declínio em anos. Alguns clientes pararam de ir à rede de cafeterias devido aos altos preços dos produtos, bem como os longos tempos de espera.
Com isso, centenas de suas lojas votaram para se sindicalizar em protesto contra salários, benefícios e condições de trabalho. Atualmente, cerca de 30% dos pedidos da rede são feitos online para retirada.
Essa mudança de movimento, segundo o veículo, por vezes acaba sobrecarregando os funcionários da Starbucks durante os horários de pico. Paralelamente, a empresa também disse nesta segunda-feira que está cortando cerca de 1,1 mil empregos corporativos.
Além disso, a companhia afirmou que eliminaria “várias centenas” de cargos abertos e não preenchidos, e exigirá que os funcionários em níveis de vice-presidente ou superiores
Zamp (ZAMP3): ex-Centauro, Zemel, vai chefiar Starbucks, Subway e Burger King
A ZAMP (ZAMP3), responsável pela gestão das redes Burger King, Popeyes, Subway e Starbucks, anunciou a conclusão do processo seletivo para o cargo de Diretor Presidente da empresa. O escolhido para a posição foi Pedro de Souza Zemel, que substitui Paulo Camargo na liderança da companhia.
O ex-CEO do Grupo SBF, responsável pelas marcas Centauro e Nike Brasil, assumirá a liderança da Zamp, holding proprietária das redes Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no Brasil.
Atualmente, Zemel está em fase de transição de sua função atual e será formalmente eleito pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor Presidente em uma reunião prevista para o final de abril de 2025.
Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Harvard Business School, Pedro traz consigo vasta experiência. Após uma passagem pela GP Investments, ele comandou o Grupo SBF nos últimos 12 anos, período durante o qual liderou a transformação da empresa, tornando-a uma bem-sucedida plataforma de marcas locais e internacionais, um dos exemplos mais notáveis do varejo brasileiro na última década.