A startup Merama, que possui menos de um ano de operação, divulgou ao mercado que captou US$ 225 milhões ( R$ 1,2 bilhão, na cotação atual) em uma rodada de investimentos Série B, no qual foi liderada pelo fundo japonês Softbank e a gestora americana de private equity Advent.
A companhia trabalha com um modelo de negócios que consiste em comprar participação em companhias que fazem vendas em marketplaces.
O cofundador e CEO da Merama, Sujay Tyle, afirma: “Este novo aporte de alguns dos principais investidores do mundo é uma forte afirmação do modelo de negócios da Merama, do nosso momento e do tamanho da oportunidade de mercado. Temos o prazer de receber Advent, SoftBank e Globo Ventures como novos parceiros ao lado de nossos atuais investidores e acreditamos que sua profunda experiência na construção de negócios na América Latina irá beneficiar a Merama significativamente”.
A startup auxilia empresas em questão no seu processo de impulsionamento de vendas, com serviços de logística e marketing, por exemplo. O modelo pode ser chamado de “consolidadora de marcas”.
Com a expansão do e-commerce na América Latina nos últimos dois anos, o número de sellers aumentou, que por sua vez ampliaram os alvos potenciais da companhia.
A empresa foi criada no final do ano passado, em meio ao boom do e-commerce, e atua investindo em pequenas e médias marcas que vendem seus produtos em marketplaces.