Negócios

Startup de fomento à economia criativa inicia rodada de investimentos

Na primeira rodada a empresa inovadora mira em um aporte de R$ 2 milhões

Com foco no fomento à economia criativa, através da transformação digital para o setor cultural, surge a startup do CEO Hugo Porto, pioneira na intermediação do setor artístico entre as empresas inovadoras. Durante o lançamento do “Cult_app”, aplicativo que faz a ponte entre os investidores e agentes culturais, também foi dado a largada para captação de recursos, que mira em um aporte com cerca de R$ 2 milhões na primeira rodada de negociações.

O aplicativo tem a finalidade de instrumentalizar as pessoas inseridas na cadeia produtiva da promoção de ações para o desenvolvimento artístico e cultural . Dessa forma, a ferramenta cria, aperfeiçoa e democratiza as oportunidades. “Especialmente no deslocamento do ponto de incidência do ônus econômico sobre a cadeia da produção cultural”, afirmou Hugo Porto em entrevista ao BP Money

Em 2020, último dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, o que equivale a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar disso, o setor ainda apresenta uma carência significativa de serviços e da implementação de transformações digitais para otimizar a sua cadeia de produção, fazendo o “Cult_app” se destacar como a única startup brasileira focada neste nicho.

“Não existe, hoje, startup que esteja focada neste setor. É muita demanda reprimida. Já que a gente fala de ‘preço’, precisamos lembrar do tamanho da oportunidade”, ressaltou o CEO. Dentre os nomes presentes na equipe, encontra-se Nara Gil, atriz, cantora, produtora cultural e primogênita do cantor Gilberto Gil. Ela será a responsável pelo relacionamento com artistas e produtores culturais na Startup.

O CEO destacou que o start da ideia surgiu no período em que esteve atuente enquanto um agente cultural e percebeu algumas lacunas no processo da produção artística. “Quando me deparei com um ambiente extremamente inóspito para empreendimentos e obras culturais. Foi daí que eu decidi unir minha vocação artística e criativa com a minha profissão,em um momento que era diretor executivo de uma HealthTech”, disse.

SVN BP Investimentos abraça a idéia

Ainda em entrevista, Porto comenta que considera que o evento de lançamento foi fundamental, tanto do ponto de vista estratégico, como de relacionamento. “Isso porque aproximou o projeto de grandes pessoas e marcas, como a SVN BP Investimentos, que entrou na parceria e enriqueceu a rede de prospecção de recursos”, disse. 

“Foi um momento de mostrar comprometimento e robustez no projeto. Um momento para mostrar, efetivamente, a que viemos e a que estamos nos propondo a fazer. Com toda qualidade e carinho que dedicamos ao evento de lançamento”, destaca o CEO.

Ele ainda completa: “Eu me senti extremamente privilegiado e contente de, apesar de que a SVN BP Investimentos não tratem no seu cotidiano, não tenham como produto, como serviço, esse tipo de captação que estamos fazendo agora, eles tiveram toda uma boa vontade de primeiro parar, ouvir e instantaneamente eles adoraram o projeto e compraram a oportunidade”, pontuou o gestor reconhecendo o empenho da SVN BP Investimentos, cuja atuação ocorreu na estruturação do projeto, bem como da captação de recursos”, pontuou o gestor reconhecendo o empenho da SVN BP Investimentos, cuja atuação ocorreu na estruturação do projeto, bem como da captação de recursos.