No país, cerca de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas se encontram negativadas, segundo levantamento recente da Serasa Experian. É nesse cenário que a fintech Tiba inicia gestão financeira gratuita para varejistas. A partir de julho, a startup passa a operar no Rio de Janeiro, em Goiânia e Brasília com uma solução de software. Disponível nas versões mobile e web, inclui gestão de estoque e de vendas, controle de caixa e contas a pagar e a receber.
Com foco em varejistas com lojas físicas e optantes pelo Simples Nacional, a fintech visa facilitar a vida de pequenos e médios empreendedores no gerenciamento do fluxo de todas as atividades do negócio. A aposta é que as PMEs possam abandonar os sistemas analógicos do papel e da caneta para integrar todas essas funcionalidades em uma única tela, no caso da gestão pelo celular.
“A gestão financeira no celular, com todos os módulos que oferecemos e em num só lugar, ajuda o empresário a reduzir custos operacionais e garantir eficiência na medida em que integra dados e produtos financeiros. A versão no desktop também serve para aqueles que preferem acessar as informações em um computador”, afirma o sócio fundador e CEO da Tiba, Ramires B. Paiva. A fintech é o segundo empreendimento de sua carreira. Antes, criou a Creditoo, plataforma online de empréstimo consignado para colaboradores de empresas privadas, vendida para Creditas em 2019.
O executivo entende que, por ser gratuito, o produto deve ganhar escala rapidamente no comércio varejista onde a empresa já está em operação. Na fase de testes, o cadastro recebeu mais de 450 inscrições de empreendedores do varejo. Segundo Ramires, outra vantagem da solução é a possibilidade de, futuramente, incrementar a receita do cliente com linhas de crédito. “Estudos mostram que, com um empréstimo de médio e longo prazo, muitos clientes conseguem ter um aumento de aproximadamente 20% a 30% na receita”, diz Ramires.
Os passos da Tiba
A inspiração para o nascimento da Tiba partiu de exemplos em países asiáticos, como Indonésia e Índia, onde fintechs oferecem a gestão financeira com uma solução completa e numa versão mobile. Ramires e os sócios logo perceberam que essa oferta era muito restrita no Brasil.
Assim, decidiram criar uma empresa que não se limitasse a atuar com linhas de crédito, mas assumisse toda a gestão de negócio e financeira de micro e pequenos empreendedores em busca de eficiência e praticidade. “Trata-se de um mercado promissor e com potencial enorme a ser explorado, considerando que muitos clientes ainda estão no papel e a caneta”, observa o sócio fundador e COO da Tiba, Leandro Moura, que também esteve ao lado de Ramires na criação da Creditoo.
Atualmente, a fintech conta com 36 profissionais espalhados pelo país. A expectativa é expandir a operação para demais centros urbanos e outras regiões do Brasil à medida que o negócio for se consolidando.
Para rodar a operação, a Tiba levantou R$ 23 milhões em uma rodada seed liderada pela Canary e pelo Global Founders Capital. Os recursos arrecadados foram investidos em tecnologia, pesquisas e contratações.