Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizaram um protesto na bolsa de valores brasileira, a B3, na tarde desta quinta-feira (23). Os protestantes carregavam faixas e cartazes com a frase ‘Sua ação financia nossa miséria’ e levaram barracas para acampar na B3.
Segundo fontes, os manifestantes invadiram a B3, localizada no centro histórico de São Paulo, em protesto ao mercado financeiro. De acordo com as informações, também demonstraram oposição ao atual presidente da república, Jair Bolsonaro.
O movimento social assumiu a manifestação em rede social e protesta contra desemprego, inflação e a miséria: “Ocupamos a bolsa de valores de São Paulo, maior símbolo da especulação e da desigualdade social”.
O coordenador do MTST, Felipe Vono, declara: “Estamos acompanhando a situação calamitosa do país, 19 milhões de pessoas passando fome, 15 milhões de desempregados, inflação nos produtos básicos, na gasolina, no butijão de gás. Do outro lado, tivemos a duplicação do número de bilionários no país. Gente que recebe dinheiro de maneira fácil, não investe no crescimento do país. Isso decorre da política de Bolsonaro de privilegiar o setor financeiro às custas da miséria do povo. Isso é o que viemos denunciar “.
Segundo ele, o mote mais geral do protesto é “tá caro, a culpa é do Bolsonaro”. Vono afirma que é um ato simbólico, pacífico, no qual apresentaram um jogral e também um manifesto com as motivações da intervenção. A ideia é deixar o edifício em breve.