A transmissora de energia elétrica Taesa iniciou nesta quarta-feira (1º) a inauguração do empreendimento de transmissão Janaúba.
Antecipada em seis meses, a operação bateu recordes de geração eólica e solar, principal centro de consumo elétrico do país, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“O empreendimento é solução estrutural para o aumento da capacidade de transmissão da interligação Nordeste-Sudeste e visa o adequado escoamento dos atuais e futuros empreendimentos de geração previstos para serem implantados na região Nordeste, diante do excedente de oferta de energia elétrica em certos cenários de geração maximizada, bem como os reforços necessários no sistema receptor nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, disse a Aneel em comunicado.
O empreendimento conecta os Estados de Minas Gerais e Bahia, com extensão de 542 km de linha. Abrange as linhas de transmissão de Bom Jesus da Lapa (BA)-Janaúba (MG) e Janaúba-Pirapora (MG), ambas de 500 kV, e três subestações de 500 kV distribuídas em cada uma das cidades.
A inauguração ocorre em cenário de crise hídrica- a maior em mais de 90 anos- na qual se faz necessário reforçar a robustez do sistema, enquanto o governo trabalha para garantir o abastecimento de energia do país.