A rede social Telegram chegou a marca de 900 milhões de usuários com contas criadas e se aproxima, também, de faturar lucros. Quem afirmou esse quadro foi o dono do aplicativo, sendo assim, a empresa está no radar de uma possível IPO (oferta inicial de ações).
Conforme entrevista concedida por Pavel Durov, dono do Telegram, ao “Financial Times”, a empresa, sediada em Dubai, atingiu uma expansão que a torna um dos aplicativos mais populares de relações online.
Ele também afirmou que a companhia está ganhando “centenas de milhões de dólares” em receita. Isso ocorreu após a decisão de vender anúncios e lançar serviços de assinatura especial, há dois anos, de acordo com o Valor Econômico.
“Temos a esperança de tornar-nos lucrativos no próximo ano, se não neste ano”, disse Durov. O fundador do Telegram aproveitou para acrescentar que a plataforma tem 900 milhões de usuários ativos mensais. No início de 2021 eram 500 milhões.
Avaliação de valor do Telegram
Ainda conforme declarações de Durov na entrevista, a as estimativas de valor sobre a empresa, vindas de possíveis investidores, estão “acima de US$ 30 bilhões”.
Nesse quadro inclui-se também os fundos de tecnologia globais especializados no investimento em empresas já em “fase avançada” de operação, disse ele.
Contudo, o russo, segundo o Valor, descartou a venda do Telegram, e afirmou estudar uma futura oferta pública inicial de ações.
“O principal motivo pelo qual começamos a monetizar é porque queremos continuar sendo independentes”, disse. “Falando em termos gerais, vemos valor em [um IPO] como meio de democratizar o acesso ao valor do Telegram”.
Nos últimos tempos, a popularidade da plataforma tem se expandido. Anteriormente, a rede social cabia, em grande parte, para abrigar os usuários que eram contrários a muitas regras de uso, de acordo com o veículo. Hoje, ao contrário, o Telegram se tornou uma ferramenta essencial, inclusive para os governos e autoridades pelo mundo.