A Tenda (TEND3) informou, na última segunda-feira (18), seus resultados no primeiro trimestre de 2022. Segundo o documento emitido pela companhia, as vendas líquidas totalizaram o valor de R$ 578,6 milhões, 18% abaixo do mesmo período de 2021.
De acordo com o comunicado divulgado, a Tenda também reportou a queda de 23,5% em lançamentos nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o período entre janeiro e março do ano passado, totalizando R$ 467,2 milhões em VGV (valor geral de vendas).
Em comparação aos resultados obtidos entre os meses de outubro e dezembro de 2021, no último trimestre do mês, o desempenho em VGV foi menor, com queda de 44% nas vendas.
No primeiro trimestre de 2022, a companhia anunciou sete lançamentos, totalizando 2.650 unidades. O número de lançamentos foi menor que os anunciados entre
janeiro e março do último ano: eram dez lançamentos naquela ocasião.
Já em VSO (vendas brutas), o total atingido foi de R$ 728,0 milhões, registrando queda de 10,4% em comparação anual, e 19,7% em relação ao trimestre anterior.
Tenda também registrou alta nos distratos
Os distratos, por sua vez, registraram avanço de 37,9% em comparação ao último trimestre de 2022, no total de R$ 149,4 milhões.
Já em resultados finalizados, durante o primeiro trimestre do ano, a construtora realizou a entrega de 3.344 unidades, com 85 obras em andamento.
A alta destacada pelo documento emitido pela empresa foi a da relação entre distratos e vendas brutas. O registro de 20,5% foi acima dos 13,3% divulgados no primeiro trimestre de 2021, e dos 13,8% do período entre outubro e dezembro do último ano.
Segundo o anúncio da Tenda, apesar do indicador estar acima dos patamares históricos, foi possível revender “algumas unidades distratadas com importantes ganhos de preço”.