As implicações do colapso geopolítico do governo do Afeganistão com a tomada do Taleban pela capital Kabul podem causar reverberações no mercado financeiro e com isso estrategistas estudam os possíveis desdobramentos nos investimentos.
Com a atenção dos olhares dos investidores monitorando o mercado, o impacto não será imediato e sim gradual, segundo os estrategistas.
O avanço do grupo controlando uma das principais cidades do país, junto a outros fatores internos como por exemplo os obstáculos que Biden vem enfrentando no congresso com os parlamentares, pode representar um enfraquecimento dos Estados Unidos e uma possível baixa do dólar.
A queda de Cabul poderia representar uma fase baixista para o dólar e para o mercado de Treasuries. Desta forma, outros países que se beneficiam das proteções dos Estados Unidos também sofreriam com a queda.
No entanto, este cenário também poderia favorecer o renminbi e o mercado de títulos em renminbi, tendo em vista que a China é a potência em ascensão na Ásia.
Na Rússia, devido às chances de maiores tensões no Oriente Médio, os desdobramentos seriam de um período altista para o mercado de títulos e para o petróleo