A Tesla declarou na última segunda-feira (29) que quer aprovar um desdobramento de ações, para conseguir pagar dividendos aos acionistas, segundo o jornal CNBC.
Logo após o anúncio, o BDR da Tesla saltou e fechou o pregão do dia em alta de 9,22%, a R$ 163,01. Na Nasdaq, a alta foi de 8%, para US$ 1.091,84.
Ainda é necessário que a proposta seja aprovada pelo Conselho de Administração da companhia e votada em assembleia anual.
Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission), a Tesla disse que quer “um aumento no número de ações ordinárias… para permitir um desdobramento de ações ordinárias da companhia na forma de bonificação em ações”. A ideia é distribuir dividendos.
O jornal CNBC indicou que, caso exista divisão de 6 por 1, os investidores receberão um dividendo de cinco ações para cada ação da Tesla que possuem, o que seria histórico na empresa.
Da última vez que a Tesla dividiu suas ações foi em agosto de 2020, e os papéis mais que dobraram desde que a divisão de 5 por 1 entrou em vigor em 31 de agosto de 2020.