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Tesla (TLSA34) descarta carro de baixo custo e ações derretem

O modelo mais barato da Tesla (TSLA34), atualmente, é o Sedan Modelo 3, que custa aproximadamente R$ 39 mil nos EUA.

Foto: Divulgação
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A Tesla (TSLA34) cancelou o projeto de carros de baixo custo, que havia sido prometido há muito tempo. Investidores acreditavam que o empreendimento iria impulsionar seu crescimento, com a companhia atendendo os mercados de massa. A decisão vem em meio a uma forte concorrência em todo o mundo.

A Tesla (TSLA34) seguirá desenvolvendo os táxis-robôs na mesma plataforma de veículos pequenos.

A decisão significa o abandono de uma ideia adotada por Elon Musk, CEO da fabricante, de construir automóveis elétricos acessíveis para as massas.

Musk havia anunciado, em 2006, um “plano mestre” de duas fases. A primeira seria a fabricação de carros de luxo, enquanto a segunda seria a produção de veículos para as massas.

No início da tarde desta sexta-feira (5), os papéis da companhia recuaram quase 3%, mas a queda foi atenuada com o passar das horas. Por volta das 14h41 (horário de Brasília), as ações sob o ticker TSLA34 registravam queda de 1,81%, a R$ 26,60.

O modelo mais barato da Tesla, atualmente, é o Sedan Modelo 3, que custa aproximadamente R$ 39 mil nos EUA, conforme divulgado pela “Reuters”.

Após a publicação do portal, Musk declarou por meio de perfil da sua rede social “X” que a “Reuters está morrendo”.

Tesla (TLSA34) se rende à publicidade após anos de resistência

Tesla (TLSA34) sempre se mostrou avessa à publicidade. Contudo, nos últimos anos, a companhia elevou seus gastos em diversas plataformas de mídias pagas.

Uma campanha, com produto audiovisual, foi veiculada no Facebook (M1TA34), Instagram e no X – propriedade de Elon Musk, que também é controlador da Tesla (TSLA34) – mostrando como o “Modelo Y” da empresa era “o melhor carro fabricado nos Estados Unidos”, mencionando uma classificação do Cars.com.

Os anúncios mostram uma nova perspectiva para Musk. O presidente-executivo da fabricante de veículos elétricos já declarou considerar a publicidade desnecessária se o produto da empresa fosse bom o suficiente. “Eu odeio publicidade”, Musk tuitou em 2019, conforme antecipado pelo “Valor”.

Durante anos, Musk, bem como grandes nomes como Google (GOGL34) e Apple (AAPL34), a Tesla confiou no boca-a-boca dos primeiros apoiadores e clientes, além dos técnicos do Vale do Silício. A cobertura da mídia sobre a fabricante é seu principal impulsionador de vendas.