Tesla (TSLA34) fez 3 milhões de carros com um terço produzido na China

Afirmação foi feita através do Twitter de Elon Musk

Elon Musk disse que a Tesla (TSLA34) já produziu 3 milhões de carros, com cerca de um terço vindo de Xangai. Em seu perfil no Twitter, o bilionário e CEO da fabricante de veículos elétricos fez uma publicação parabenizando a fábrica chinesa por ter atingido o número de um milhão de carros produzidos. 

“Parabéns Giga Shanghai por fazer o milionésimo carro! Total de Teslas feito agora mais de 3 milhões”, disse Musk no Twitter.

O anúncio de um milhão de carros da fábrica na China segue o anúncio de Musk em julho de que a fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia, havia produzido 2 milhões de veículos, como apurado pelo jornal “Valor Econômico”. 

Porém, as notícias do marco chinês surgiram com novos dados econômicos do país, que mostram um enfraquecimento da recuperação em julho devido à rígida política de bloqueios em Pequim por conta de surtos de covid-19. Ainda, o banco central baixou inesperadamente uma taxa de juros na tentativa de impulsionar o crescimento.

Segundo apuração do Valor, a China é uma fábrica importante para a Tesla. No início deste ano, a produção na fábrica de Xangai foi interrompida devido aos bloqueios de covid-19 e também para atualizar equipamentos.

A última atualização não oficial de Musk segue dados do segundo trimestre que mostraram que a Tesla se recuperou de suas baixas pandêmicas, entregando 254.695 veículos elétricos no período, com dados de destaque para junho – seu melhor mês de produção já registrado.

Na bolsa brasileira, as ações TSLA34 sobem por volta de 4,25%, a R$ 148,15, na tarde desta segunda-feira (15). Em Nasdaq, os papéis da fabricante de veículos sobem 3,79%, a US$ 934,24.

Rede social de Elon Musk? Bilionário sinaliza possibilidade

Nesta semana, o bilionário Elon Musk sinalizou a possibilidade de criar uma nova rede social caso o acordo com o Twitter (TWTR34) não vá para frente. O dono da Tesla (TSLA34) respondeu de forma sucinta a um tweet de um seguidor que o perguntava: “Já pensou em criar sua própria plataforma social? Se o acordo com o Twitter não for aprovado”. 

Em resposta, Elon Musk apenas disse: “X.com”. Sem previsão de lançamento ou de uma confirmação de que realmente vai acontecer, a plataforma provavelmente vai ser regida pelo princípio de “liberdade expressão” tão defendida pelo bilionário dono da Tesla.