O TikTok terá que começar a pagar direitos autorais de músicas no Brasil. A rede social chinesa anunciou um acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). As informações são do CNN.
No mês de julho, a empresa assinou um contrato com o Ecad para o pagamento de direitos autorais das músicas. O aplicativo não divulgou os valores nem a quantidade total de usuários no Brasil.
“O Ecad arrecada o valor, identifica as músicas que foram tocadas e distribui para os titulares. Esse é o caminho, são três etapas”, explica a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
Em 2020, o órgão arrecadou mais de R$ 900 milhões. Do total, R$ 180 milhões vieram de aplicativos de streaming e redes sociais.
Quando comparado a arrecadação do Ecad entre 2019 e 2020, houve crescimento de mais de 40% dos meios digitais. O restante foi arrecadado em festas, rádios, televisões e casas noturnas.
O Ecad já arrecada direitos com cerca de 40 meios digitais no Brasil, incluindo o Spotify e o Facebook. Em 2018, o YouTube foi a primeira grande plataforma a fazer os pagamentos, que variam conforme a quantidade de visualizações.