A produção de veículos da Toyota (TMCO34) foi interrompida após um temporal atingir o interior de São Paulo e causar sérios danos à fábrica de motores localizada em Porto Feliz (SP). Mesmo com a fabricação de motores ainda paralisada, a montadora já tem planos para retomar a montagem de seus veículos de forma gradual, com o retorno das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba.
As unidades de produção serão reativadas no dia 3 de novembro, com foco inicial na montagem dos modelos híbridos Corolla e Corolla Cross. A produção só será possível graças à importação de motores e peças vindas de unidades da Toyota no Japão.
Novo cronograma
Os novos planos da montadora visam compensar a produção de veículos híbridos que foi interrompida entre 23 de setembro e 31 de outubro, retomando os volumes nos meses de novembro e dezembro.
Com isso, os trabalhadores das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba retornam às atividades após o período de férias emergenciais, com reinício previsto para o dia 21 de outubro.
Em comunicado oficial assinado pelo presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, a empresa informou que ainda não há previsão para a retomada da produção de motores.
“Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades”, destacou o executivo.
Carros a combustão e lançamento
Com a destruição da unidade de Porto Feliz, a produção de modelos com motores a combustão está prevista para ser retomada apenas em 2026. Entre os modelos afetados estão os tradicionais Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch com motorização convencional.
A expectativa da Toyota é alcançar o ritmo regular de montagem até fevereiro de 2026.
Apesar do cenário adverso, a empresa confirmou que a data de lançamento do novo SUV compacto Yaris Cross será anunciada em breve, mantendo seus planos de renovação de portfólio no mercado brasileiro.