EUA

Trump sugere Musk e Ellison, da Oracle, como compradores do TikTok

Trump reiterou que deseja que os EUA possuam metade da empresa — ainda é um mistério ao que isso implica exatamente

O presidente dos EUA, Donald Trump / Foto: RS/ Fotos Públicas
O presidente dos EUA, Donald Trump / Foto: RS/ Fotos Públicas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (21), durante uma coletiva de imprensa sobre infraestrutura de IA (inteligência artificial), que estaria aberto à ideia de Elon Musk, dono da Tesla (TSLA34) e da rede social X (antigo Twitter), ou Larry Ellison, presidente da Oracle, adquirirem o TikTok.

Trump reiterou que deseja que os EUA possuam metade da empresa — ainda é um mistério ao que isso implica exatamente.

“Parece que ele está falando sobre uma nacionalização parcial do TikTok”, afirmou, de acordo com o Valor, Nicholas Creel, professor-assistente de direito empresarial na Georgia College and State University, à Barron’s. O especialista acrescentou que isso não pode acontecer sem a ação do Congresso.

O presidente dos EUA assinou uma ordem executiva na segunda-feira que efetivamente reverteu a proibição do TikTok no país e estendeu o prazo em 75 dias para que a empresa-mãe do aplicativo venda suas operações nos EUA. A lei que proibiu o aplicativo mencionou receios com a segurança nacional e foi aprovada com apoio bipartidário.

Trump diz que Rússia sofrerá sanções se conflito com Ucrânia não acabar

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (22) que, se não houver um acordo para encerrar o “ridículo” conflito entre Rússia e Ucrânia, ele não terá “outra escolha a não ser impor altos níveis de impostos, tarifas e sanções sobre qualquer coisa vendida pela Rússia para os EUA”.

“Vamos acabar com esta guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente, de uma vez por todas! Podemos resolver isso da forma fácil ou difícil – e a forma fácil é sempre melhor”, publicou Trump em sua própria rede social, a Truth Social.

Além disso, o presidente dos EUA pediu que os países negociem e cheguem a uma solução, alertando que o conflito “só vai piorar” caso não seja resolvido rapidamente.