A Unigel, a segunda maior petroquímica do país, firmou parceria com a Electrolux e a Termotécnica a fim de fornecer poliestirenos (material base isopor) com material pós-consumo, o Ecogel, para a fabricação de peças de refrigeradores.
A parceria vai impulsionar que Electrolux duplique seu uso de plástico reciclado em sua produção neste ano e a atingir suas metas de sustentabilidade. A expectativa da companhia fabricante de eletrodomésticos é de que metade do plástico utilizado na fabricação de refrigeradores seja reciclável em 2030.
“O grande destaque do projeto é que o isopor tem tempo de vida curto, mas, depois, é usado para fabricar o refrigerador, que dura cerca de dez anos. Esperamos poder reaproveitar aproximadamente 200 toneladas de material pós-consumo até o fim de 2022, que darão origem a novos produtos indispensáveis no dia a dia das pessoas”, afirmou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o diretor Comercial da Unigel, Marcelo Natal.
O projeto está inserido num contexto de economia circular, no qual os materiais são reaproveitados em novos negócios. De acordo com o diretor, a maior dificuldade do projeto é a logística. Para tirá-lo do papel, é necessário coletar um grande volume de material pós-consumo. Com a participação da Termotécnica, que possui um programa de coleta e reciclagem de EPS e poliestireno pós-consumo, gerando um novo material, o dilema foi resolvido.