Vai ter guerra? Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento

Rumores apontam que o presidente russo, Vladimir Putin, já tomou a decisão de invadir o país

A Rússia está concentrando ainda mais tropas perto da Ucrânia e pode invadir o país a qualquer momento, segundo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em comunicado nesta sexta-feira (11). Rumores apontam que o presidente russo, Vladimir Putin, já tomou a decisão de invadir.

“Estamos em uma janela em que uma invasão pode começar a qualquer momento e, para ser claro, isso inclui durante as Olimpíadas”, disse Blinken em visita a Austrália. Vale salientar que os jogos de Pequim se encerram no próximo dia 20 de fevereiro. 

“Simplificadamente, continuamos a ver sinais muito preocupantes da escalada da Rússia, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, completou Blinken, segundo a CNN.

TROPAS RUSSAS
A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da Ucrânia e, nesta semana, realizou exercícios militares conjuntos na vizinha Belarus e exercícios navais no Mar Negro. 

Apesar dos indícios, Moscou negou que haja um plano de invadir a Ucrânia. No entanto, salienta que poderia tomar uma ação “técnico-militar” não especificada, a menos que uma série de exigências sejam atendidas, incluindo promessas da Otan de nunca admitir a Ucrânia e retirada de forças do Leste Europeu.

INVASÃO
Correspondente da PBS, o jornalista Nick Schifrin afirmou que a inteligência americana trata como certa a invasão russa. “Os EUA acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu invadir a Ucrânia e comunicou essa decisão aos militares russos”, disse. 

Ainda de acordo com Schifrin, os norte-americanos esperam que a invasão comece já na próxima semana. 

A Casa Branca já comunicou que “qualquer americano na Ucrânia deve deixar o país, pois o risco é elevado e a ameaça é imediata”. Em coletiva na tarde desta sexta, eles salientaram que ainda não há uma decisão final de Putin sobre a invasão. 

O Reino Unido também ordenou que britânicos deixem o país ucraniano imeadiatamente após a movimentação russa e o grande indício de uma invasão. 

A BP Money publicou uma matéria explicando a tensão entre Rússia e Ucrânia e o que está em jogo na possível guerra entre os países.