Viajar para fora do país pode ser um pouco mais burocrático nos tempos de pandemia. Apenas seis países estão recebendo brasileiros sem restrição – Albânia, Colômbia, Costa Rica, Ilhas Turks e Caicos, México, República Dominicana – e ainda assim, em alguns casos, é preciso fazer o teste PCR, se isolar por 14 dias ou passar por teste de respiração rápido e aleatório nos aeroportos.
A alternativa, talvez, menos burocrática é comprovar a total vacinação contra o vírus. Pessoas imunizadas com as duas doses – ou a dose única da Janssen – podem entrar nestes seis países e outros 104, que estão abertos apenas para os totalmente imunizados. Contudo, ainda não há um certificado internacional único de vacinação contra a COVID-19, turistas precisarão comprovar de diferentes formas.
Felizmente, para os brasileiros, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde fizeram uma parceria para lançar a plataforma ConecteSUS, que serve como certificado digital de vacinação. Para os que foram totalmente imunizados com as vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado em três idiomas: inglês, espanhol e português.
Como fazer?
Os interessados deverão acessar o site ou aplicativo do ConecteSUS, disponível tanto na Apple Store (iOS) quanto na Play Store (Android). Nele, será possível obter diversas informações de saúde e histórico médico dos usuários.O mais interessante aqui é a disponibilização de informações sobre as vacinas.
A plataforma fornece dados sobre qual imunizante foi aplicado, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Ainda é possível emitir um certificado digital com QR Code. Para quem tomou somente a 1ª dose da vacina, o certificado é gerado apenas em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol. No caso da imunização com dose única da Janssen, o certificado já pode ser gerado nos três idiomas.
Com o comprovante, fica mais fácil assegurar sua completa imunização na hora de viajar. E então, já escolheu o seu destino?
Veja a lista completa de restrições em viagens internacionais aqui.