O CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse que os desastres envolvendo as barragens da empresa, que resultaram na morte de cerca de 300 pessoas e danos ambientais, foram um alerta para que a companhia pense e faça diferente.
Em entrevista à Reuters, Bartolomeo declarou que os acontecimentos forçaram a mineradora a refletir, e tem sido a força motriz das atuais ações da companhia e de toda a indústria.
Em contrapartida dos tradicionais pacotes de remuneração, o pacote do próprio CEO possui targets de sustentabilidade e segurança, com cerca de 20% da remuneração de longo prazo sendo associada a objetivos do Meio-Ambiente, Social e Governança (ESG, sigla em inglês).
A Vale está desenvolvendo uma nova pellet de minério de ferro, estratégia que mira na redução de emissões para as siderúrgicas, que possui 80% menos emissões de gás carbônico, e que levou quase 10 anos de pesquisas e desenvolvimento, devendo iniciar a produção em 2023.
O conceito sustentável do ESG é uma tendência que cada vez mais as empresas devem adotar, com a preocupação de gerar mais valor tanto para sociedade quanto para o meio ambiente.