A Vale informou que assinou um memorando de entendimento com a produtora chinesa de aço Jiangsu Shagang Group, com foco em soluções para a siderurgia voltadas para a redução das emissões de gás carbônico. Em nota divulgada nesta segunda-feira (18), a mineradora afirmou que as companhias pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica para a utilização de produtos de menor impacto de carbono no processo de fabricação do aço
A siderúrgica também informou que as empresas buscam cooperar em plantas da Tecnored, subsidiária da Vale, focada no desenvolvimento de um processo de ferro gusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese.
“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035”, destacou a companhia.
Além disso, a mineradora busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, seguindo o Acordo de Paris.
Tipos de Escopo
Emissões de escopo 1:
São as emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto das operações da própria empresa. Todos os combustíveis que produzem emissões de gases de efeito estufa devem ser incluídos no escopo 1, a combustão dos veículos pertencentes ou controlados pela empresa, por exemplo.
Emissões de escopo 2:
São as emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia. Ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera a partir do consumo de eletricidade, vapor, calor e refrigeração entram na categoria.
Emissões de escopo 3:
São todas as emissões indiretas não incluídas no escopo 2 que ocorrem na cadeia de valor da empresa. Em outras palavras, são emissões ligadas às operações da companhia, como matéria-prima adquirida, viagens de negócios e deslocamento dos colaboradores, descartes de resíduos, transporte e distribuição.