Para adquirir projetos de geração eólica pré-operacionais da francesa Voltalia no Brasil, a mineradora Vale está progredindo em negociação avançada, segundo duas fontes próximas do assunto.
A transação envolve parques do chamado complexo São Gabriel, no estado da Bahia, que possui um potencial para mais de 400 megawatts em capacidade, disseram as fontes, que pediram anonimato pois as conversas são privadas.
A movimentação ocorre num momento em que grandes companhias como a Vale buscam metas de redução de emissões e uso de energia limpa, o que fomenta os negócios para investidores em geração. O valor da operação ainda não foi revelado, no entanto, as fontes disseram que o investimento da Vale faz parte de seus planos de ter 100% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis no Brasil até 2025.
Enquanto isso, a Voltalia, uma desenvolvedora de projetos e investidora em geração, vem tentando vender ativos ainda não operacionais no Brasil para levantar caixa. A construção de parques eólicos com o porte dos que a Vale negocia com os franceses demandaria cerca de R$2 bilhões, de acordo com as previsões de mercado.
Procuradas, as companhias não fizeram comentários sobre o negócio. Uma das fontes afirmou que a Vale avalia ainda outros projetos da Voltalia, até mesmo para futuras usinas solares também na Bahia, parte delas na área do projeto São Gabriel, meio à expansão da mineradora em renováveis.