A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou dados referentes ao desempenho da indústria de veículos do Brasil em março nesta segunda-feira (8). No mês, a produção nacional teve um crescimento de 3,2% em relação a fevereiro. Foram 195,8 mil carros comerciais leves, caminhões e ônibus.
Esse foi o melhor desempenho para a indústria de veículos desde novembro de 2023, “se ajustando à crescente demanda do mercado”, destacou a Anfavea em apresentação à imprensa.
A organização apontou que a produção de caminhões e março foi a maior em 12 meses, fazendo o segmento se aproximar do seu “patamar normal de mercado”. A produção de ônibus subiu 61,6%, impulsionada por ano eleitoral e programas federais como “caminho da Escola”.
Também em ritmo positivo, as vendas totais de veículos cresceram 13,6% em relação a fevereiro, para 187,7 mil unidades. O valor corresponde a uma média diária de emplacamentos de 9,4 mil veículos, ou seja, alta de 7,9% na comparação mensal e crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior.
“No ano, a média diária de emplacamentos já é 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023”, disse a Anfavea.
Por outro lado, as exportações apresentaram queda de 28% em março, ante o reportado um ano antes. A partir daí, a organização apontou que “todos os principais mercados de destino estão em retração”.
O setor encerrou o primeiro trimestre de 2024 com produção de 538 mil unidades, correspondendo a uma leve alta de 0,4% em relação aos primeiros três meses de 2023. As vendas chegaram a crescer 9,1% para 514,6 mil unidades.
Já num ritmo negativo, segundo a “Reuters”, no primeiro trimestre deste ano, as exportações recuaram 28%, para 82,2 mil veículos.
Toyota investe US$ 1,3 bi em veículos elétricos nos EUA
A Toyota Motor anunciou o aumento de investimento em uma fábrica em Kentucky, nos EUA, no valor de US$ 1,3 bilhões. A montadora japonesa se prepara para dar início à produção no país de um SUV totalmente elétrico de 3 fileiras em 2025.
Segundo a Toyota, os gastos adicionais são destinados ao seu primeiro elétrico fabricado nos EUA e outros modelos de veículos movidos a bateria, porém eles não especificaram quais. Além disso, a empresa também mencionou uma linha de montagem de bateria na fábrica norte-americana. De acordo com o Valor Econômico, o fornecimento das células para a produção virão pela nova instalação de propriedade da Toyota na Carolina do Norte, também nos EUA.