Veja projeções da Genial sobre balanço do 4T21 Azul e Gol 

O setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, devido às restrições de viagem. 

As companhias aéreas como Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) enxergam luz no fim do túnel e reportaram, nos últimos meses, uma tendência de recuperação da demanda. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, devido às restrições de viagem. 

O último relatório da Genial Investimentos revela que as expectativas para as aéreas são de resultado satisfatório no balanço do quarto trimestre de 2021. Os analistas Eduardo Nishio e Ygor Araújo comentam que diminuição das restrições de circulação devido ao avanço da vacinação e o período de férias, possibilitaram a recuperação de praticamente toda a oferta de assentos (ASK, na sigla em inglês).

O setor, no entanto, ainda não retomou os patamares de margens observados no período pré-pandemia, apresentando aumento nas tarifas médias dos voos. A Genial acredita que a Azul deve apresentar um trimestre de resultados sólidos com expansão do e-commerce em sua operação de cargas. Com custo marginal mais baixo, devido à demanda mais forte no trimestre, será possível observar margens crescendo no balanço da Azul.

“Quando olhamos para as tarifas, a Azul também deve ter um bom trimestre. Assim como o setor, de modo geral, a empresa deve repassar aumento nas tarifa médias em decorrência da forte demanda da alta temporada. A taxa de ocupação de 82% reflete essa demanda aquecida, embora o RPK total de 7,8 bilhões ainda seja 3,8% inferior ao reportado no 4T19″, disseram os analistas.

Já sobre a Gol: “Embora possua maior competição em suas rotas, devido à presença da LATAM, que dificulta o poder de repasse de custos e consequentemente aumento de tarifa, a Gol surfou aumentos de preços no setor de aviação no Brasil. Os números ainda amassados, são reflexos da maior exposição à demanda corporativa, que ainda não retomou por completo.”
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile