'Vem fácil, vai fácil?' Como administrar prêmio da Mega

Entenda como é possível administrar esse capital

Uma ou mais pessoas podem se tornar milionárias com o sorteio da Mega-Sena que ocorreu na quarta-feira (14) Às 20h. O sorteio foi de R$ 65 milhões, sendo o segundo maior prêmio do ano.

O valor consideravelmente alto pode mudar a vida do felizardo, ou não. Mesmo um capitão tão expressivo pode ser gasto num piscar de olhos, com uma simples má administração.

Para a educadora financeira Carol Stange a primeira coisa a ser feita, sendo essa a melhor forma de não perder tudo o que foi conquistado, ou ganhado, é definir o custo de vida que será adotado, e assim analisar se o prêmio “dará conta do recado”.

“Às vezes achamos que esse dinheiro é infinito, mas quando colocamos no papel todos os nossos sonhos, desejos e padrão de vida que acreditamos ser o ideal, percebemos que na verdade não é tanto capital assim”, explica a educadora ao Estadão. “Então, com o custo de vida definido, trabalhamos em projeções para saber quanto tempo esse dinheiro duraria”.

Em segundo lugar, o novo milionário deve investir o capital, considerando qual o seu perfil de investidor (arrojado, conservador ou moderado). “Temos sempre que lembrar que dinheiro parado não faz milagres. O ideal é aproveitar e fazer investimentos para que esses recursos se multipliquem”, diz Stange.

Para os mais conservadores, por exemplo, é importante ter uma carteira com no mínimo 70% de alocação em renda fixa, que é mais segura, com tudo, possui rendimento menores (quanto maior o risco, maior o rendimento). Já para os moderados, o percentual de investimento em renda fixa é reduzido para 50%, essa queda fica em 30% para os arrojados.

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile