Venda do Extra indica nova estratégia de hipermercados

As redes de supermercados estão mudando as estratégias para atrair os consumidores

As grandes redes de supermercados do Brasil estão mudando suas estratégias para crescer num cenário de retomada lenta da economia, após as crises que atingiram o país nos últimos 10 anos, incluindo a provocada pela Covid-19. 

Entre as apostas para expansão estão os atacarejos e os mercados de bairros, exemplo disso foi a venda de 71 pontos comerciais do Extra Hiper para o Assaí. E a entrada do Carrefour Brasil no segmento, ao comprar 30 lojas da rede Makro no Brasil em 2020 por R$ 1,95 bilhão. 

Mesmo com o crescimento no número de atacarejos pelo país nos últimos meses, o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, diz que o modelo atrai quem quer economizar comprando em grandes quantidades. 

Com a queda do poder de compra dos brasileiros, os atacarejos ganharam sentido para as redes supermercadistas, já que os consumidores passaram ter os preços mais baixos como prioridade em compras mensais, explicou Bentes. 

Os mercados de bairro, por outro lado, são focados em conveniência e geralmente estão localizados em bairros de classe média e alta. “O atacarejo é um modelo mais antigo de comércio que ganhou força na última década, enquanto o mercado de bairro é mais novo e se popularizou com a pandemia”, afirmou ele, segundo o G1.

Após adoção de nova estratégia de vendas, o Assaí se recupera da recente queda de 6% nas ações e a Carrefour Brasil anunciou a compra da totalidade das ações do Grupo Big Brasil (ex-Walmart Brasil) por R$ 7,5 bilhões.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile