A Via, dona das Casas Bahia, está mirando na sua expansão analisando o grupo de brasileiros desbancarizados que têm potencial de se tornarem clientes através do crediário da empresa para compras parceladas de produtos.
Segundo o Estadão, a companhia tem buscado reformular seu negócio para se reposicionar, porém o tradicional carnê de papel, em que o cliente vai até uma de suas lojas todos os meses realizar o pagamento, segue existindo e sendo uma peça importante para estratégia de crescimento da Via, tendo em vista que a digitalização ainda não faz parte da rotina de todos os brasileiros.
Cerca de 33% das receitas com vendas da empresa têm origem desses crediários, e dessa fatia, metade vem dos carnês impressos.
“Na essência fomos a primeira companhia a conceder crédito. Temos um crediário próprio e isso nos dá a chance de penetrar em uma camada da população em que o cartão de crédito não chega”, declarou o presidente da Via, Roberto Fulcherberguer.
Há cerca de de um ano, a companhia lançou a versão digital para o crediário, o que corresponde a um empréstimo dado ao cliente para a compra de um determinado produto, podendo ser divido, pela Via, em até 24 vezes, facilitando a compra mesmo quem não tem cartão de crédito ou não possui limite.
Com o crédito dado aos clientes de forma online, Fulcherberguer prevê que o e-commerce dê um novo salto ao alcançar novos clientes. “Mais de 50% daqueles que compram no crediário voltam e muitos antes de terminar de pagar”, conta o presidente da empresa. “O e-commerce responde por apenas 10% do mercado e principalmente nos grandes centros onde as pessoas têm um cartão no bolso”, afirma.