Via (VIIA3) investe em startup Já Vendeu, de economia circular

Especializada na chamada "economia circular", a startup registrou crescimento de 700% em 2021

A Via (VIIA3), dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, realizou um investimento na startup de economia circular Já Vendeu, que faturou R$ 1,1 milhão no primeiro trimestre de 2022 e cresceu cerca de 700% no acumulado de 2021. Os resultados positivos e a perspectiva de crescimento garantiram à startup uma classificação no programa de aceleração da varejista.

O investimento da Via marca uma imersão maior dos gestores de grandes empresas em startups e companhias digitais. Segundo a pesquisa Inside Retailtech Report, realizada pelo Distrito, as startups de varejo receberam mais de US$ 2.5 bilhões em investimentos no ano de 2021, o que representa uma alta de 263% em relação ao ano de 2020.

Criada em 2020, no início da pandemia, a Já Vendeu tinha como objetivo profissionalizar a revenda de produtos usados pela internet. Em 2021, a empresa inaugurou o seu primeiro centro de distribuição na cidade de São Paulo, e no mesmo ano recebeu um aporte de R$ 2.5 milhões de investidores.

O processo de revenda é operacionalizado pela própria startup, desde a busca da mercadoria na casa dos clientes até o repasse do pagamento da compra ao vendedor. A companhia é responsável também pela fotografia, a precificação, a venda e a entrega ao comprador final. 

Com a premissa, a Já Vendeu fechou 2021 com um crescimento de 700% e mais de R$ 1.1 milhão vendido em produtos. A perspectiva para o ano de 2022 segue positiva: apenas no primeiro trimestre a startup registrou um total de R$ 1.1 milhão de vendas. 

Lucas Navarro, cofundador da Já Vendeu, conta ao PEGN que o perfil do cheque investido pela companhia é similar ao aporte de R$ 2.7 milhões recebido pela startup no ano passado. Com o montante, a empresa se prepara para escalar a operação e aumentar a lucratividade do negócio. Atualmente, a startup opera com um centro de distribuição na cidade de São Paulo. Mas com a chegada do dinheiro, e a conclusão do programa de aceleração, a ideia é levar a solução da companhia para todo o país.

Via (VIIA3) fez compra em programa de aceleração de startups

A compra foi feita na Retail Scale, programa de aceleração para startups do varejo, criado pela Darwin Startups e Distrito em parceria com Cia Hering (ex-HGTX3) e Via (VIIA3). O programa teve início em maio de 2021, e contou com mais de 200 inscritas.

Além da Já Vendeu, o Retail Scale selecionou outros quatro negócios para serem acelerados: Idid Tecnologia, solução de pagamentos para e-commerce; Yapoli, solução para distribuição de ativos digitais; Hubii, marketplace-enabler; Manfing, desenvolvedora de Inteligência Artificial para o varejo; e Me Veste Brasil, focada em moda circular. As empresas receberam aporte de R$ 1.5 milhão em investimentos. 

“Acreditamos que este programa enriquece o processo da Via. Além dos resultados perseguidos pelos cinco projetos de viabilidade testados com as startups escolhidas, existe a possibilidade de êxito delas como investimentos de perfil venture. A aplicação dos aprendizados vai muito além da aceleração, é transformacional”, diz Helisson Lemos, Chief Innovation Officer e Marketplace na Via.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile