O megagestor de Wall Street, Bill Ackman, insinuou, neste fim de semana, que a invasão da Rússia à Ucrânia seria o início da terceira Guerra Mundial. Em uma sequência de mensagens no seu perfil oficial do Twitter, o bilionário afirma que “a Guerra Mundial provavelmente já começou, mas demoramos a reconhecê-la”.
“Em janeiro de 2020, tive pesadelos com o potencial de uma pandemia, mas todos pareciam pensar que eu estava louco. Estou tendo pesadelos semelhantes agora. A Terceira Guerra Mundial provavelmente já começou, mas demoramos a reconhecê-la. Putin invadiu a Ucrânia e não está indo bem”, escreveu na rede social.
O bilionário ainda disse que “há muito mais que podemos fazer antes de entrarmos em uma guerra quente com a Rússia” a exemplo da suspensão das compras de petróleo e gás russo.
No último análise, o bilionário argumentou que a chave para acabar com a crise é a Ucrânia era uma conversa com a China.
“A única maneira otimista que vejo desta guerra é a China intervir e intermediar um cessar-fogo real e um acordo”, afirmou.
“Putin respeita e provavelmente teme a China”, afirmou Ackman. “A China pode se elevar no cenário mundial ajudando a resolver essa crise. O tempo está acabando antes que muitas outras crianças morram”, declarou.
Ackman solicitou a Casa Branca, na última semana considere uma intervenção militar na Ucrânia. “Espero que a Rússia pare esse ataque, mas não vejo como Putin vai salvar sua cara. Precisamos estar preparados para o que vem a seguir, o que significa que precisamos começar a pensar em intervir militarmente”, disse.
Vidente bilionário
No começo de 2020, quando ainda mal contabilizavam casos de Covid-19 fora da China, Bill Ackman, , fundador e CEO da gestora Pershing Square Capital Management, pediu um bloqueio nacional de 30 dias e alertou que “o inferno está chegando”.