Vinci Partners conclui compra de portuário da JCR

A primeira fase deve ser concluída dentro de quatro anos.

A Vinci Partners anunciou o fechamento da compra do terminal Porto Pontual, localizado no Paraná, que era controlado pelo grupo JCR. O fundo investirá R$ 3 bilhões de maneira escalonada com a finalidade de implementar o projeto, que deve ser um dos terminais de contêineres mais modernos da América do Sul. O valor da operação não foi divulgado.

A aquisição é o primeiro investimento realizado seguindo a estratégia de transportes e logística da área da Vinci. “Estamos buscando ativos nesse segmento há algum tempo, disputamos aeroportos, fizemos análises de ativos de rodovias e portos, e agora acertamos com o Porto Pontal, um projeto que já namorávamos há um bom tempo”, destacou José Guilherme Souza, sócio da Vinci e head de infraestrutura, ao Pipeline. “O projeto tem mérito de localização estratégica e de calado relevante, sem amarras de terminal em porto público”.

A primeira fase deve ser concluída dentro de quatro anos, a capacidade do Porto Pontal será de 1,5 milhão de TEUs (contêineres de 20 pés). Na fase final, o volume será dobrado para 3 milhões de TEUs.

O porto é um projeto que a JCR tenta desenvolver há cerca de uma década, entre embates de licenças, regulações e financiamentos. A Vinci assume as operações com essa etapa concluída, para a fase de obras.

“Nossa próxima aquisição deve estar ligada a uma das privatizações de companhias de docas”, diz o executivo. A Vinci ainda valia participar do leilão da Codesa, do Espírito Santo, que deve ser um dos primeiros do cronograma público.