Em busca de superar os obstáculos e ofertar cada vez mais o serviço de consultoria financeira para as classes C e C menos – seu público alvo – a VIPe recebeu um aporte de R$ 110 milhões em rodada pela Airborne Ventures, e que contou com outros investidores.
“O destino foi para sustentar o crescimento da nossa operação, investimentos em tecnologia e para fomentar a carteira de empréstimos”, explicou o CEO da instituição financeira, Fernando Ferraz de Andrade para o BP Money.
Tanto a Airborne quanto a VIPe buscam ajudar o segmento de clientes com acesso limitado a produtos de crédito, mas com emprego formal, segmento com mais de 43 milhões de pessoas em 2023, segundo Ministério do Trabalho. Segundo Ferraz a fatia da população classificada como sub atendidos, chega a 30 milhões. De acordo com ele, estas são pessoas que consomem produtos errados ou de maneira errada. “A pessoa usa rotativo do cartão e cheque especial, para consumo de itens não essenciais”, reforça.
Ferraz espera que o aporte sirva para que a empresa inove nas formas de criar um vínculo de confiança com o seu público alvo, o que na opinião dele é a sua maior dificuldade.
“Historicamente esse público vem sendo enganado, roubado e persuadido negativamente. Nossa missão é tornar esse público VIPe, simplesmente com afeto, personalizando o atendimento e no momento certo para o cliente”, afirmou. “Para convencer, é preciso primeiro atuar com uma originação atenciosa, transparente e simples. Posteriormente com um pós-venda (Time do Afeto), personalizado, humano e contínuo”, acrescentou.
A empresa
A instituição financeira começou a operar em 2021, como FFA, com a oferta de crédito consignado para o setor privado, mas já conta com soluções de adiantamento de salário e consórcio, e futuramente oferecerá seguros também.
A VIPe é liderada por um time com experiência no setor financeiro: Fernando Ferraz, um executivo com quase 2 décadas no mercado de crédito, se junta a Caique Gallucci, executivo com mais de 10 anos no Bradesco no banco de investimento e na Bradesco seguros; e Eduardo Kupper, empreendedor de tecnologia e que nos últimos 4 anos esteve à frente do Venture Capital do Bradesco.
A VIPe também tem o seu planejamento financeiro em dia e apesar do cenário atual, sempre buscou operar no “azul” desde o primeiro dia, o que não impediu a Companhia de produzir números expressivos: aumento de tamanho 4 vezes em 2022, e está em linha para triplicar de tamanho em 2023. No 1º trimestre já faturou mais da metade do que faturou o ano passado todo”. Esse ano, além de expandir com o crédito, estão buscando novas soluções para atender os clientes. Até dezembro, pretende atingir a marca de R$ 150 milhões em crédito gerado e 200 a 250 mil clientes na base.