Viveo investe R$ 65 mi em plano ESG com foco em impacto ambiental

O plano ESG apresentado pela empresa tem 12 temas principais

Nos últimos anos, presenciamos uma onda de preocupações com meio ambiente, ética e sustentabilidade em todo o mundo. Tudo isso ganhou ainda mais força após três letras fazerem sucesso no mercado: ESG. De forma simples, ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. O termo é usado para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança.

Esse é um assunto cada vez mais presente na agenda do mundo corporativo. Para se ter uma ideia desse crescimento, uma pesquisa global da consultoria Mazars apontou que, dos 37 bancos analisados (sendo dois brasileiros), 87% das instituições financeiras afirmaram que agora oferecem produtos com características responsáveis a seus clientes. Em 2020 a média era de 47%.

A empresa Viveo, que é responsável pela gestão de várias áreas do setor de saúde, desde a fabricação de materiais médicos até a distribuição dos mesmos, de medicamentos e de insumos a hospitais, laboratórios, clínicas e farmácias; têm manifestado uma aproximação com práticas relacionadas ao meio ambiente, social e governança e vem se engajando nessa pautas. Começou a executar um plano estratégico com foco em ESG, com investimento previsto de 65 milhões de reais no quadriênio que se estende de 2021 a 2024, dos quais 20 milhões de reais neste ano.

O plano ESG, apresentado pela empresa, tem 12 temas principais e quatro pilares de atuação: Gestão Íntegra, Desenvolvimento Humano, Ecoeficiência e Soluções para Sustentabilidade, segundo o executivo.

Na prática, a empresa pretende substituir a fonte de energia renovável de suas fábricas e unidades pela geração de biomassa, proveniente da madeira de eucalipto de reflorestamento; Utilizar caminhões elétricos evitando o uso de combustível fóssil;  neutralizar a emissão de carbono da sua frota de  200 carros comerciais por meio do plantio de árvores na Amazônia; Embalagens de isopor utilizadas para o transporte de medicamentos e vacinas serão trocadas por equivalentes retornáveis, com o objetivo de reduzir resíduos no meio ambiente.

Em entrevista à EXAME Invest.o CEO da Viveo,Leonardo Byrro, declara: “Desenhamos um plano ESG para o longo prazo com metas ambiciosas. É um tema de importância dentro da companhia, destacado pelo conselho já há algum tempo. Há um pacote de iniciativas em implementação em uma jornada que terá cada vez mais relevância nos próximos anos”.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile