Negócios

Volkswagen: no Brasil, CEO anuncia investimento de R$ 16 bilhões

Segundo ele, o investimento anunciado reforça a confiança da marca no Brasil

O CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, revelou, nesta sexta-feira (2), planos de investir R$ 16 bilhões e lançar 16 novos veículos no mercado até 2028. As declarações foram feitas durante uma cerimônia na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aos R$ 7 bilhões já anunciados até 2026, vamos adicionar R$ 9 bilhões aqui no Brasil”, declarou o executivo. “É o maior investimento pós-pandemia de uma montadora no país”, disse ele. Segundo Possobom, a marca é a que mais “cresce, acredita e investe no Brasil”.

Possobom explicou que os novos modelos a serem introduzidos incluirão opções flex, híbridas e 100% elétricas. O executivo expressou agradecimento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também fez menção aos sindicalistas, uma base tradicional de apoio a Lula.

Ele destacou que o investimento anunciado reforça a confiança da nossa marca no Brasil, o respeito pelos nossos colaboradores e a nossa excelente relação com os sindicatos, que fecharam o acordo no final de 2023, fundamental para a concretização desses nossos investimentos.

Antes dos discursos, Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, desfilaram em um veículo aberto da Volkswagen dentro da fábrica. São Bernardo do Campo, onde está localizada a planta da montadora, é o reduto político de Lula, que surgiu como líder sindical dos metalúrgicos, categoria responsável pela montagem efetiva dos carros nas fábricas.

Volkswagen dobra lucro no 3º trimestre de 2023, mas produção recua

Volkswagen teve lucro após de 4,35 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2023, o dobro do ganho de 2,14 bilhões de euros apurado em igual período do ano passado. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (26), data de divulgação do balanço da companhia.

O resultado da montadora alemã superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro de 3,85 bilhões de euros nos três meses analisados.

As vendas tiveram expansão anual de 3,5% no trimestre, a 2,34 milhões de veículos, enquanto as entregas avançaram 7,4%. No acumulado de janeiro a setembro, houve alta de 8% nas vendas, a 6,8 milhões de unidades.

Por outro lado, a produção trimestral caiu 2,8% ante um ano antes, a 2,17 milhões de unidades.

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