Com o objetivo de se tornar “mais competitiva”, a Votorantim estima investimentos na ordem de R$ 5,5 bilhões em 2023. O foco do conglomerado será consolidar os negócios agregados mais recentemente à holding, além de modernizar as atividades mais antigas.
“Teremos aportes para modernização das unidades consolidadas em busca de mais competitividade. Aí são investimentos já programados. Mas também teremos investimentos nos novos negócios, inorgânicos”, disse o presidente da Votorantim, João Schmidt, em entrevista ao Estadão.
“Nós já fizemos movimentos ao longo de 2021 e 2022 que levaram à criação de várias plataformas de negócios e agora em 2023 vamos fazer a consolidação, explorando as oportunidades. Será um ano de consolidação e de novos investimentos”, completou.
A holding da companhia atua nos segmentos de materiais de construção, financeiro, alumínio, energia limpa e renovável, mineração e metalurgia, suco de laranja, aços longos, imobiliário e infraestrutura.
Votorantim diversifica investimentos
O grupo concluiu em 2022 a reorganização societária dos ativos de energia da Votorantim e do CPP Investments, que resultou na criação da Auren, empresa listada no Novo Mercado da B3 (B3SA3) e uma das maiores plataformas de energia renovável do Brasil.
Já em 2023, em mais uma parceria, a companhia e o CCP criaram a Floen, empresa de investimento em soluções de transição energética. Desta forma, a agenda de transição energética ganhou espaço na pauta de investimentos para 2023.
Votorantim conclui aquisição de conglomerado na Espanha
A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção, concluiu em novembro a aquisição das operações da Heidelberg Materials no Sul da Espanha, que incluem uma fábrica integrada de cimento localizada na cidade de Málaga, três minerações de agregados e 11 usinas de concreto na região da Andaluzia.
A Votorantim Cimentos é uma empresa internacional que atua nas áreas de materiais de construção, mineração, insumos agrícolas, coprocessamento e gestão de resíduos. A companhia também tem operações na Espanha desde 2012.
Nos últimos dois anos, a Votorantim Cimentos reforçou sua presença no mercado espanhol de cimento com a aquisição integral da Cementos Balboa, na região da Extremadura (Sudoeste da Espanha) e agora a fábrica de Málaga.
Com a finalização dessa transação da Votorantim Cimentos Espanha, a empresa passa a operar seis fábricas integradas de cimento com capacidade instalada de produção de 6 milhões de toneladas de cimento/ano, duas moagens de cimento, uma fábrica de argamassas e várias unidades de agregados e usinas de concreto nas regiões da Andaluzia, Ilhas Canárias, Castela e Leão, Extremadura e Galícia.