Xiaomi lança modelo de carro elétrico para concorrer com Tesla

Analistas projetam que as vendas mensais devem bater 30 mil unidades do carro da Xiaomi, podendo atingir até 360 mil veículos vendidos no ano

Fonte: divulgação/ Xiaomi
Fonte: divulgação/ Xiaomi

A empresa chinesa de tecnologia Xiaomi, tem previsão de lançar seu segundo modelo de carro elétrico no terceiro trimestre de 2025, segundo analistas da empresa. O período marca um ano desde o anúncio de investimento da companhia no setor automotivo e a Xiaomi promete que seu modelo elétrico terá mais autonomia que o produto de sua concorrente direta, a Tesla de Elon Musk. 

O SUV YU7 promete uma autonomia de pelo menos 760 km com apenas uma carga. A promessa supera a capacidade do Tesla– Model Y – que suporta 719 km por carga. Os valores do carro chinês devem variar entre 250 mil e 320 mil yans ( US$ 34,7 mil a US$ 44,4 mil) enquanto o modelo da Tesla começa em US$ 36 mil.

Projeções de vendas e impacto no mercado chinês

Analistas projetam que as vendas mensais devem bater 30 mil unidades do carro da Xiaomi, podendo atingir até 360 mil veículos vendidos no ano. O automóvel da Tesla foi o segundo carro elétrico mais vendido na China nos últimos seis meses. As informações foram apuradas pelo portal Exame.

O primeiro carro elétrico da Xiaomi, o sedan SU7 chegou a vender mais de 28 mil unidades em abril. após ter vendas impactadas por um acidente que resultou na morte de três pessoas na China. Após o episódio, o governo exigiu mais cautela por parte da empresa ao anunciar sistemas de navegação automática.

Morgan Stanley: avaliação da Tesla deve piorar antes de melhorar

O banco Morgan Stanley emitiu um alerta nesta segunda-feira (19) sobre a valorização das ações da Tesla, afirmando que o atual patamar de mercado da empresa é difícil de justificar e pode se tornar ainda mais desafiador no curto prazo.

Em relatório enviado a clientes, analistas da instituição destacaram que, mesmo após quase 15 anos como empresa de capital aberto, investidores continuam enfrentando dificuldades para sustentar a avaliação da montadora liderada por Elon Musk.

De acordo com o banco, muitos investidores atribuem ao negócio principal da Tesla, a fabricação de veículos elétricos, um valor entre US$ 50 e US$ 100 por ação, bem abaixo da cotação atual.