Propaganda da Xiaomi viraliza com "sinal" de facção criminosa; veja

Os internautas notaram que, durante um comercial da Xiaomi, os atores aparecem fazendo um sinal com as mãos

A marca Xiaomi esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter, nesta segunda-feira (17). Usuários da rede social associaram uma propaganda da empresa ao Comando Vermelho, facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro.

Os internautas notaram que, durante um comercial da Xiaomi, os atores aparecem fazendo o sinal ‘CV’ com as mãos. Usuários entenderam que o gesto representava as iniciais da facção. 

O sinal, no entanto, era uma alusão à sonoridade da palavra Civi, uma linha de smartphones que foi lançada em 2021. A referência fica clara no final do vídeo de 30 segundos, que já possui mais de 1,3 milhões de visualizações. 

Propaganda da Xiaomi vira meme nas redes

Como tudo na internet atual, a propaganda virou uma “onda de memes”. Um internauta comentou afirmando que o “Xiaomi fechado com comando vermelho”, enquanto outros fizeram uma edição do vídeo e colocaram na propaganda uma música do cantor MC Poze do Rodo, que faz referência a facção criminosa: ‘Na CDD Só tem bandido faixa preta’.

 

XIAOMI FECHADO COM O COMANDO VERMELHOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/3Qb7G1c7Ub
— someone (@someon1_) May 14, 2022

No entanto, mesmo com o “sucesso” no Brasil, a linha  Xiaomi Civi está disponível apenas na China, e seu último lançamento foi com o Civi 1S. O Xiaomi busca crescer no país e, no ano passado, chegou a anunciar cinco novas lojas para reforçar o projeto de expandir sua marca em território brasileiro. 

Apesar das brincadeiras, é bom ponderar que a Xiaomi nunca teve seu nome ligado ao Comando Vermelho.

Marcas sofrem nas redes sociais

A relação das marcas com as redes sociais podem ser complicadas. Na semana passada, um post feito pela Volkswagen, no último sábado (7), que mostra um casal homossexual junto ao Polo, tem gerado uma série de ataques homofóbicos nas redes sociais. A montadora compartilhou uma foto de uma propaganda, que foi ao ar no ano passado, após um possível vídeo da divulgação começar a rodar por grupos de WhatsApp na última semana. 

No post, a montadora alemã de automóveis faz um paralelo entre a evolução do modelo do carro e da sociedade. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play”, diz a Volkswagen no post. 

Assim como na Xiaomi, as redes ficaram movimentadas. A publicação da VW conta com cerca de 4 mil comentários no Instagram. Em um dos diversos comentários homofóbicos feitos na publicação, um usuário diz que o post é “uma apelação desnecessária”. Outro usuário da rede social diz que a propaganda é “boa para a Volkswagen perder clientes”.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile