XP adquire 49,9% da Direto, startup de crédito imobiliário 

A XP vai estruturar soluções de financiamento e desenvolver ferramentas tecnológicas de relacionamento.

A XP Inc. assinou um contrato de investimento na startup Direto, no qual adquiriu 49,9% da companhia, do outro lado do ofício estava a Direcional Engenharia, fundadora da Direto. A aplicação consiste em uma ação em conjunto das duas empresas com o objetivo de ampliar a atuação da plataforma, que age na concessão de empréstimos.

A XP vai estruturar soluções de financiamento e desenvolver ferramentas tecnológicas de relacionamento. Desta forma, será possível o desenvolvimento da oferta de crédito aos clientes, interligando as partes envolvidas na compra do imóvel, venda e no financiamento. A Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação. 

O executivo da Direto, Ricardo Couto, expõe suas expectativas sobre a nova parceria:  “Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”.

O valor da transação não foi divulgado e, no momento, a conclusão da operação depende de aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade). A diretoria da startup afirma que superadas as condições precedentes, haverá uma empresa “única, capaz de unir pontas de um mercado enorme, estimado em trilhões de reais pelo Banco Central”.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile