A XP Inc. anunciou nesta sexta-feira (7) a incorporação de até 100% do Banco Modal, numa operação em que será pago até 19,5 milhões novas ações Classe A ou BDRs de XP Inc., com um prêmio de 35% sobre o preço médio dos últimos 30 dias do Banco Modal. A transação ocorre num modelo quase relâmpago. A troca de ações avalia o Banco em R$ 3 bilhões.
A incorporação ocorrerá por meio de uma subsidiária da XP. Será realizada uma reorganização societária que resultará na incorporação. Caso o Banco Modal não obtenha as aprovações necessárias para implementar a reorganização, incluindo a aprovação de seus acionistas minoritários, a corretora irá incorporar uma participação equivalente a 55,7% do capital social da instituição. Dentro do negócio, o Credit Suisse detém 16% do Modal e apoia a operação.
Segundo a XP, as duas organizações ainda correspondem a uma pequena fração do mercado, mas pretendem acelerar o processo de disrupção que está ocorrendo na indústria financeira brasileira, que detém um alto potencial de crescimento e poucos players dominantes.
Em setembro de 2021, a XP e o Banco Modal possuíam, juntos, 3,8 milhões de clientes ativos. Nos últimos 12 meses até setembro as duas instituições detinham R$ 11,8 bilhões em receita líquida.
“O ecossistema da XP tem demonstrado sua capacidade de ross-sell. Dada a sobreposição imaterial entre clientes da XP e do Banco Modal, esperamos que sinergias de receitas e melhorias na experiência do cliente sejam capturadas. Além disso, com maior escala e pricing power, esperamos continuar beneficiando nossos clientes através da redução de preços, como fizemos recentemente com taxas de corretagem online”, declarou o CFEO da XP Inc., Bruno Constantino, em nota divulgada pela empresa.
O Modal permanecerá independente e segregado, mesmo fazendo parte do ecossistema da XP. Os atuais sócios executivos estarão alinhados com o objetivo da XP no longo prazo, mas seguiram administrando a instituição como um ecossistema independente.
Sobre o Banco Modal
O Banco Modal desenvolveu uma plataforma de investimentos aberta e integrada com uma solução bancária completa, o que complementa seu negócio de Banco de Investimento e Institucional. O sistema atende a clientes finais (B2C e B2B), além de parceiros (B2B2C) que buscam soluções de serviços financeiros white label integrada (Modal as a Service).
Fundada em 1995, a organização atua no mercado de ativos com operações de conta-corrente, crédito e investimentos.
“Nossa parceria com a XP é um marco importante para o Modal, seus clientes, parceiros, colaboradores e acionistas. Tudo que idealizamos para o Modal será agora maior e mais rápido com a XP, e isso não seria possível sem um claro alinhamento cultural desde o início, dado que compartilhamos o DNA de empreendedorismo, o foco no cliente e a visão legítima de que o mercado financeiro deveria ser mais conectado às vidas das pessoas, com uma experiência personalizada e acessível”, destacou o CEO do Banco Modal, Cristiano Ayres.
Sobre a operação
A transação começou a ser formulada no início de dezembro, quando a liderança sênior da XP entrou em contato com o Modal. Segundo informações do Brazil Journal, a primeira reunião contou com a presença do CEO do Banco Modal Cristiano Ayers e um membro do comitê executivo, Adeodato Neto, além do CEO da XP, Thiago Maffra, o CFO José Bruno Constantino e Guilherme Benchimol.