XP Educação lança faculdade focada em tecnologia

Com um investimento de mais de R$ 100 milhões, a Faculdade XP irá oferecer um total de cinco graduações, todas focadas em tecnologia

A XP Educação, braço educacional da XP Inc. (XPBR31), anunciou nesta segunda-feira (27) a criação da sua própria universidade, a Faculdade XP. Tendo um investimento de mais de R$ 100 milhões, a faculdade terá um total de cinco graduações, todas focadas em tecnologia. Seu primeiro edital terá um total de 400 alunos, com todos tendo mensalidade zero durante todo curso.

Os cursos oferecidos são: Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética.

A intenção da XP Educação é entregar ao mercado os melhores talentos profissionais do Brasil. 

“Nosso grande sonho é ser a referência em educação de alta qualidade no universo de tecnologia, inovação e negócios, criando um verdadeiro ecossistema educacional. Uma aceleradora de carreiras que entrega os profissionais já preparados para os desafios da nova economia digital”, afirmou Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.

De acordo com Tarso, a XP teve o conceito de “employer university” (universidade conectada a empresa) como referência para construir a própria faculdade. A metodologia tem sido amplamente usada em países como EUA, Áustria e Alemanha. 

“Na prática, estamos trazendo para o mercado financeiro e de tecnologia do Brasil uma tendência das principais empresas do mundo digital, como Google e Amazon, que encontravam muita dificuldade na busca de talentos já prontos para as necessidades do dia a dia de trabalho, e começaram a desenvolver suas próprias escolas de graduação”, explicou. 

O CEO da XP Educação ainda disse que a falta de profissionais recém-formados capacitados tem causado problemas no mundo corporativo: “Hoje, um dos maiores problemas corporativos é a falta de profissionais recém-formados realmente capacitados para a realidade de trabalho.”

Além da graduação, a XP Educação anunciou outras novidades no universo de pós e cursos livres. A grade de MBAs foi ampliada e agora passa a oferecer mais de 20 cursos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo dois novos cursos: Ciência de dados para profissionais de Finanças e Customer Experience (CX) / Customer Sucess (CS). Todos os MBAs serão pagos.