A XP levantou seu primeiro SPAC.A XPAC Acquisition Corp., nesta sexta-feira (30), e captou US$ 200 milhões na Nasdaq, bolsa de valores norte-americana.
Para esclarecer, os SPACs (Special Purpose Acquisition Companies), são companhias que têm o propósito de adquirir outras empresas e abrir seu capital sem passar pelo processo tradicional de IPO.
Os recursos serão usados para investir em empresas brasileiras com intuito de abrir seu capital, também na Nasdaq. O negócio estará preferencialmente nos setores de serviços financeiros, saúde, consumo e varejo, educação e tecnologia.
A XP Investimentos foi a assessora financeira da oferta e o Citigroup foi o coordenador exclusivo. Segundo a o Infomoney, o ticker de negociação será “XPAXU”.
O SPAC é gerido pelo time de private equity da XP. A CPAC. O primeiro investidor de private equity a investir na XP foi Chu Kong, em 2010.
“Da mesma forma como vem ocorrendo com o nosso fundo de private equity, a XPAC deve se beneficiar da capacidade de originação de negócios oriunda do grupo XP, diferencial único que só é possível pela capilaridade do ecossistema do grupo”, declarou Chu Kong em comunicado, de acordo como o Infomoney.