A temporada de resultados segue dando o que falar. Cerca de 40% das companhias do Ibovespa ainda irão reportar os dados do terceiro trimestre deste ano, mas já é possível dizer que as empresas estão entregando números acima do previsto.
De acordo com a XP Investimentos, 76% das empresas sob sua cobertura superaram as estimativas de lucros.Outros 5% dos resultados vieram em linha com o esperado, enquanto 19% não atenderam às expectativas. A receita e o Ebitda superaram as projeções da corretora na média em 6% e 7,7%, respectivamente.
Tiveram o Ebitda acima das expectativas todas as empresas dos setores financeiro, imobiliário, saúde, agro, alimentos e bebidas, transporte e logística e bens de capital que estavam dentro da cobertura da XP. Entre os destaques positivos da temporada estavam as empresas Ambev (ABEV3) e Assaí (ASAI3). A Ambev, inclusive, surpreendeu pelo crescimento nos volumes com 11% acima das projeções, diz a corretora.
Os grandes bancos também não decepcionaram, segundo a XP. O Bradesco (BBDC4) se garante como o nome mais defendido em um cenário macroeconômico desafiador, seguido pelo Santander (SANB11) que reportou números acima do esperado, apesar da queda do índice de cobertura e do aumento da inadimplência.
As empresas ligadas a commodities Gerdau (GGBR4) e Irani (RANI3) também figuram entre os resultados positivos da safra. A Marfrig (MRFG3) não ficou de fora, com seus números recordes nas operações dos Estados Unidos e da América do Sul.
As elétricas Transmissão Paulista (TRPL4) e EDP Brasil (ENBR3), bem como Hypera (HYPE3), JHSF (JHSF3), Movida (MOVI3), Multiplan (MULT3), Pague Menos (PGMN3) e WEG (WEGE3), também foram, até agora, o ponto alto da temporada.