Grupo Dia já deu calote em outro FII

XP Log (XPLG11) é ‘vítima’ da RJ do Grupo Dia

Esse imóvel não foi o primeiro que o Grupo Dia entregou para o XP Log. No final de 2023, o Dia havia entregado outro imóvel antecipadamente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A recuperação judicial do Grupo Dia afetou alguns FIIs (fundos imobiliários). Após o VBI Logístico (LVBI11) divulgar que tomou um calote seguido de um pedido antecipado de rescisão da empresa, agora o XP Log (XPLG11) anunciou que está passando pela mesma situação com a rede de supermercados.

Em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na segunda-feira (25), o grupo espanhol informou que irá devolver um centro de distribuição, do XP Log (XPLG11), situado em Americana, São Paulo.

O Grupo Dia deve pagar as verbas rescisórias ao XPLG11, pois o aluguel venceria somente em março de 2030. O valor conta com uma indenização que equivale à multiplicação do aluguel atual pela quantidade de meses remanescentes até 31 de dezembro de 2024.

Esse imóvel não foi o primeiro que a companhia entregou para o XP Log. No final de 2023, o Dia havia entregado outro imóvel antecipadamente. Na época, as partes haviam acordado em dividir as verbas rescisórias em parcelas mensais a serem pagas até o início de 2025.

A empresa não pagou a parcela que venceu em março.

Grupo Dia está inadimplente com XP Log (XPLG11) em duas frentes

O Grupo Dia também está inadimplente em relação ao aluguel do CD Americana. Os valores em aberto correspondem a um impacto de R$ 0,04 por cota para o FII.

“A gestora e a administradora contrataram assessores jurídicos para defesa dos direitos do fundo nos âmbitos extrajudicial e judicial do Dia, que trabalharão na execução das garantias locatícias, adotando os melhores esforços para minimizar os impactos visando à preservação dos níveis atuais de rendimentos”, disse comunicado, como foi antecipado pelo “Seudinheiro”.

Além disso, a gestora acrescenta que acredita que o imóvel a ser devolvido pelo supermercado tem “plenas condições para uma reinserção no mercado e absorção por terceiros”, considerando que ele detém especificações técnicas de “elevado padrão”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile